page up
voltar ao topo
Notícias
‘Fevereiro – Mês do Romance’ 2018 abriu com a apresentação das bonecas ‘Namoradeiras Cheirosas’ e das sombrinhas ‘Momentos Para Sempre’!
Janeiro 26, 2018

Já é impossível disfarçar a fragrância delicada e arrebatadora que se sente em Vila Verde…. Começou a programação turístico cultural mais romântica do país! O pontapé de saída da edição de 2018 do Mês do Romance aconteceu ao início da tarde de hoje, 26 de janeiro, com a apresentação de duas novas linhas de produtos Namorar Portugal. Depois das famosas Bonecas Namorar Portugal, a Pó de Arroz apresentou este ano uma nova linha de bonecas, feitas em tecido e que apresentam dupla função, decorar e perfumar qualquer espaço. Daí que não seja de estranhar a escolha do nome da nova linha de bonecas: ‘Namoradeiras Cheirosas’. Por seu turno, Marta Chambel deu nova roupagem às célebres sombrinhas Namorar Portugal, que este ano se apresentam com menos cores e mais vocacionadas para o mercado dos casamentos. A nova linha da criadora vilaverdense chama-se ‘Momentos Para Sempre’.

A Loja Interativa de Turismo de Vila Verde pareceu pequena para receber todos quantos desejaram marcar presença na sessão de abertura da programação turístico-cultural ‘Fevereiro – Mês do Romance’, do Município de Vila Verde. Entre presidentes de Junta e representantes de municípios vizinhos, representantes de instituições diversas (INATEL, forças de segurança, associações, empresas) e inúmeros cidadãos em representação própria, largas dezenas de pessoas fizeram questão de acompanhar o arranque de uma programação densa e emotiva, inteiramente dedicada a esse sentimento mágico que “se rege por razões que a própria razão desconhece”. A cerimónia foi abrilhantada por um momento de música ao vivo, protagonizado por algumas alunas da Academia de Música de Vila Verde.

De Vila Verde para o país e o mundo

A abertura da sessão ficou a cargo da vereadora da Cultura do Município de Vila Verde. Júlia Fernandes sublinhou a densidade de um programa que se tende ao longo de 38 dias (26 de janeiro a 04 de março) em mais de uma centena de iniciativas, com epicentro em Vila Verde, que se vai fazer sentir em todo o país. “O pontapé de saída foi em Vila Verde, mas durante as próximas semanas teremos iniciativas por todo o país. Estamos em Lisboa já na próxima segunda-feira (29 de janeiro) e vamos passar por Coimbra, Guimarães, Porto, Monção e Braga Várias vezes. De facto, Vila Verde é o epicentro da programação e é onde muita coisa vai acontecer. Desfiles de moda, espetáculos de dança, concertos, saraus, workshops e muito, muito mais”, sublinhou Júlia Fernandes.

Pó de Arroz: ‘Namoradeiras Cheirosas’ decoram e aromatizam em simultâneo

A Pó de Arroz reinventou as famosas bonecas, que se apresentam este ano várias novidades. O próprio nome não deixa espaço para equívocos. As ‘Namoradeiras Cheirosas’ passam a embelezar os espaços de duas formas em simultâneo, já que, além de belas peças de decoração, se assumem também como a fonte de agradáveis fragrâncias. “A Pó de Arroz entrou na marca Namorar Portugal em 2014 e tem sido com grande gosto que temos feito este percurso. As bonecas são a nossa peça de eleição e já criámos em materiais como a cerâmica, madeira, cortiça… Este ano apostámos nos tecidos”, avançou Ana Gomes, passando de seguida à apresentação mais detalhada dos produtos. “Existem dois tamanhos, ambos com tecido decorado com os motivos dos Lenços de Namorados e com um ar tradicional português. O interior das mais pequenas contém lavanda e as maiores são para perfumar a gosto. Além de serem um elemento decorativo, também servem para odorizar o ambiente”, referiu a representante da Pó de Arroz antes de apresentar outra novidade. “Este ano também temos um príncipe namoradeiro, uma nova e agradável adição à nossa família”, rematou.

Marta Chambel: Linha de sombrinhas monocromáticas em ‘Momentos Para Sempre’

De seguida, tempo para conhecermos a linha ‘Momentos Para Sempre’. A criadora das deslumbrantes sombrinhas Namorar Portugal, entre muitos outros produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados (t-shirts, gorros, luvas…), redesenhou a sua mais famosa criação e adaptou-a para um nicho de mercado mais específico. Marta Chambel apresentou uma linha de sombrinhas monocromáticas, com predominância para tons de branco e azul, vocacionada para o mercado dos casamentos. “Esta linha surge no seguimento do que tenho apresentado nos últimos anos, mas habitualmente com mais cores e maior vivacidade. No entanto, a sombrinha acaba por ser muito direcionada para o mercado dos casamentos, pelo que decidi apostar em produtos monocromáticos, que até já tinham sido solicitados pelo público. A inspiração é a mesma, os motivos dos Lenços de Namorados, mas desta vez com cores mais suaves e sombrinhas mais discretas”, afirmou.

Promover a cultura, divulgar o território e dinamizar a economia

Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, deixou uma palavra de forte apreço a todos os parceiros, no total são mais de uma centena (entre marcas, empresas, associações, escolas, juntas de freguesia…), que, em conjunto com a autarquia vilaverdense, dão corpo a uma programação que contribui em larga medida para a promoção da cultura, a divulgação do território e a dinamização da economia. “A programação ‘Fevereiro - Mês do Romance’ e a marca Namorar Portugal têm conhecido um grande crescimento. Um conjunto de iniciativas vocacionadas para o turismo e para valorizar e divulgar o património cultural. Esta dinâmica que tem sido importante para as pequenas e grandes empresas associadas à marca territorial do Município de Vila Verde, que todos os anos apresentam novos produtos e, não raras vezes, fala de um crescimento exponencial do volume de negócios”, frisou o edil, recordando que, de momento, já existem 67 produtores Namorar Portugal, com um total de mais de três mil produtos no mercado.