page up
voltar ao topo
Notícias
Céu Cunha foi a grande vencedora do XV Concurso Internacional de Criadores de Moda
Fevereiro 15, 2018

A Noite de Namorados mais romântica do país foi em Vila Verde… Onde o amor acontece! Um serão de tributo ao amor preparado a preceito, em que nenhum pormenor foi deixado ao acaso. A gastronomia de excelência e a decoração de requinte, os espetáculos de música ao vivo e o desfile de moda. O tapete vermelho palmilhado por centenas de casais enamorados e diversas celebridades do panorama nacional da moda, música e televisão (Rui Unas, Joana Freitas, Iva Lamarão, Isaac Alfaiate, Fernando Pereira e o DJ Valter Carvalho). Um sem número de predicados que tornaram deslumbrante e inesquecível a Gala Namorar Portugal 2018, organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal. O XV Concurso Internacional de Criadores de Moda foi conquistado por Céu Cunha, graças a um macacão branco, com corte moderno e arrojado, acompanhado por um chapéu como acessório de moda.

Uma inebriante atmosfera de amor e romance, que fez o coração do Minho palpitar de forma intensa. Um ambiente que se tornou ainda mais envolvente com a atuação da ‘banda residente’, da Academia de música de Vila Verde, com a participação especial dos pradenses Miguel Oliveira e Rogéria Braga. A prata da casa voltou a provar que tem muito valor e protagonizou um espetáculo eletrizante, que arrancou chuvas de aplausos à plateia. Logo de seguida, as luzes dos holofotes viram-se para a performance do Grupo Folclórico de Vila Verde ‘Vila Verde Com Amor… Desfile de Tradições’, que partilhou com os presentes a riqueza da tradição minhota e a história deste ícone do concelho de Vila Verde e de todo o país.

Propostas de todo o país e da Hungria

Com o prato principal do jantar romântico, foi servido também um dos momentos mais aguardados da noite, o XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda. O Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal voltam a desafiar designers e estilistas a conceberem peças contemporâneas de moda, subordinadas ao tema “Lenços Namorar Portugal: escritas de amor”, inspiradas nesta tradição genuína, que remonta ao séc. XVIII. Um palco privilegiado para os jovens criadores exporem o seu talento. Este ano, foram apurados 50 coordenados a concurso, vindos de diversos pontos do país, e um da Hungria. O evento foi conduzido pelo carismático e sobejamente conhecido apresentador/ator/humorista Rui Unas, que não deixou créditos por mãos alheias e desfilou charme e boa-disposição. Os manequins selecionados no Casting de Jovens Talentos tiveram a oportunidade de dividir as luzes da ribalta com personalidades reconhecidas no mundo da moda.

Um desfile de elegância, glamour e muito amor!

Isaac Alfaiate, Joana Freitas e Iva Lamarão foram as estrelas mais brilhantes de um desfile de elegância, beleza e muito amor (ou não fossem as propostas de moda inspiradas nos motivos dos Lenços Namorar Portugal), que incluiu também as propostas apresentadas pelos estilistas convidados, profissionais consagrados na sua área de especialidade: Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e StoryTailors. A passerelle recebeu ainda duas coleções inspiradas nos Lenços Namorar Portugal, a coleção Viktorius, de Vítor Carlos Macedo, e a linha ‘Bord’arte 2018’, de Vera Cancela, com a colaboração da ADAAVV (Associação para a Defesa do Ambiente e Animais de Vila Verde), que levou os nossos amigos de quatro patas a brilharem na passerelle. Além de desfilarem as propostas da Bord’arte, os patudos pretendem também sensibilizar a população em geral para a adoção com a iniciativa ‘Namore esta causa! Não compre, adote!”. A animação musical esteve a cargo do conhecido DJ Valter Carvalho, que irradiou simpatia e boa disposição. Enquanto o júri desempenhava a árdua tarefa de selecionar as propostas vencedoras, o multifacetado artista das mil e uma vozes, Fernando Pereira protagonizou uma performance de grande qualidade, que tornou o serão ainda mais divertido e animado.

Céu Cunha foi a grande vencedora da noite

Como já é habitual, o momento mais alto da noite ficou reservado para o final, com a consagração dos estilistas vencedores e A entrega de prémios. Céu Cunha foi a grande vencedora do XV Concurso Internacional de Criadores de Moda. A responsável pela empresa vilaverdense Teciborda voltou a confirmar o talento para a criação de moda, com dois prémios conquistados noutras tantas participações no concurso. Concorreu pela primeira vez em 2014 e arrebatou a plateia, o que lhe valeu o Prémio público.

Desta feita, após um breve interregno, regressou para conquistar o lugar mais alto do pódio, levando para casa o prestígio de vencer um concurso extremamente disputado e um cheque no valor de mil euros. Um macacão branco, com corte moderno e arrojado, acompanhado por um chapéu como acessório de moda valeram o galardão à artesã vilaverdense, que se dedica há mais de 20 anos criar autênticas obras de arte inspiradas nos motivos dos Lenços Namorar Portugal. “Gosto muito daquilo que faço, mas não estava à espera de ganhar o primeiro prémio. Estou muito feliz! É uma peça versátil, que dá para utilizar em vários tipos de ocasiões”, afirmou Maria do Céu Cunha.

Joana Freitas: “Saio daqui com uma excelente impressão de Vila Verde”

A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou a intensidade e emotividade da programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’ que, ao longo de 38 dias, se desdobra em mais de uma centena de iniciativas de celebração do amor, num “casamento perfeito entre tradição e modernidade”. Júlia Fernandes sublinhou ainda a importância das causas sociais, que nos levou a uma das novidades deste ano. Os nossos amigos de quatro patas desfilaram na passerelle, numa ação realizada com o objetivo de sensibilizar a população para a adoção de animais abandonados e/ou vítimas de maus tratos. Antes de concluir, a vereadora da Cultura chamou ao palco as bordadeiras da Cooperativa Aliança Artesanal, uma instituição que há 30 anos se dedica à preservação, recriação e reinterpretação dos Lenços do Amor. O momento resultou numa das maiores ovações da noite. Por sua vez, a modelo Joana Freitas, com inúmeras presenças em palcos nacionais e internacionais, participou pela primeira vez na Gala Namorar Portugal e saiu de Vila Verde com o coração cheio. “O evento extava muito bem organizado, foram-nos proporcionadas excelentes condições, acho o conceito muito giro e acho importante manter vivas estas tradições. Gosto muito dos bordados e saio daqui hoje com uma excelente impressão de Vila Verde”, referiu.

Uma mensagem de amor e amizade que sai de Vila Verde e se espalha pelo mundo!

Por seu turno, o presidente do Município de Vila Verde sublinhou o imenso talento que desfilou em palco, com propostas de excelente qualidade que dificultaram bastante a tarefa do júri. António Vilela prosseguiu sublinhando a importância da data e da ocasião. “Que saia de Vila Verde para o país e para o mundo uma mensagem de amor e amizade”, afirmou o edil, recordando que esse é um dos maiores propósitos da marca Namorar Portugal, que tem disseminado os sentimentos e afetos da tradição minhota pelos quatro cantos do planeta. O presidente do Município de Vila Verde deu ainda os parabéns aos atores locais. À Academia de Música de Vila Verde (pelo eletrizante espetáculo de música ao vivo), ao Grupo Folclórico de Vila Verde (pelo périplo palas tradições das diferentes freguesias vilaverdenses), à ADAAVV (pelo extraordinário trabalho de acompanhamento dos animais e gestão do canil) e à Cooperativa Aliança Artesanal (por valorizar e perpetuar estar bela e antiga forma de arte). “Valorizamos a cultura, promovemos a nossa identidade, dinamizamos a economia e levamos até às pessoas uma mensagem de amor e amizade”, concluiu António Vilela.

 

 

PREMIADOS NA GALA NAMORAR PORTUGAL 2018

1º Prémio: Maria do Céu Cunha - Teciborda

2º Prémio: Mi Ribeiro

3º Prémio: Cláudia Moreira / Joana Mendes

Prémio Delta: Fernanda Carpinteiro

Prémio Vestidos de Sonho Best Fit: Flávia Peixoto / Maria Eugénia

Impacto Visual: Orlando Ventura

Prémio BMCar: Leonídia Rodrigues

Prémio Público: Joana Rodrigues / Carla Costa / Rita Pereira

Prémio Nortempresa: Fernando Rei

Jovem Revelação: Magda Silva