page up
voltar ao topo
Notícias
Lenços de Namorados. Últimos dias para votar na final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Agosto 08, 2020

O período de votação na candidatura dos Lenços de Namorados às 7 Maravilhas da Cultura Popular já entrou na reta final. Os interessados em votar podem fazê-lo apenas até 11 de agosto, através do 760 207 825. Nesse dia, a RTP vai transmitir um programa em direto da Póvoa de Lanhoso, das 10h00 às 17h30, em que será apurado o finalista regional.

Falar de Lenços de Namorados é falar de amor, carinho, paz e igualdade. De promoção da cultura e dinamização da economia. De um saber da cultura popular que atravessou os séculos e se tornou num ícone da identidade nacional.

Histórias de amor

Em pleno coração do Minho rural, onde imperavam rígidos costumes, as raparigas davam o primeiro passo e declaravam o seu amor num ato de clara emancipação feminina.

Após um longo dia de trabalho no campo, ainda tinham força e arte para bordar cores garridas num pano branco de linho. Os pássaros e as flores. O coração e a chave para o guardar. Os versos de ternura. Uma simbologia que remete para o amor idílico, campestre.

O Lenço era depois entregue com muita discrição. Se o rapaz o usasse na próxima cerimónia pública era sinal de amor correspondido e assim começava o namoro, muitas vezes às escondidas.

A lenda continua viva

Foi realizado um extenso trabalho de recuperação e preservação deste saber herdado da cultura popular, liderado por três mulheres vilaverdenses, Alice Pinheiro, Conceição Pinheiro e Maria do Carmo Rocha.

Os Lenços de Namorados continuam hoje a ser recriados e reinventados na Aliança Artesanal, em Vila Verde. São utilizados por estilistas e designers de moda que neles se inspiram para criações arrojadas que aliam tradição e modernidade. São a inspiração dos mais de 70 parceiros da marca territorial Namorar Portugal, do Município de Vila Verde.

A marca tem já milhares de produtos no mercado nas mais diversificadas áreas de negócio (têxtil, calçado, acessórios de moda, mobiliário, produtos agroalimentares, artesanato, tecnologia, decoração…), contribuindo para promover a cultura e dinamizar a economia nacional.

Se acha que os Lenços de Namorados são uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, ainda pode votar, basta ligar o 760 207 825. Cada chamada tem o custo de 0,60€ (+IVA). São apenas válidos números nacionais e cada pessoa pode votar tantas vezes quantas desejar.